Imagine-se numa viagem por terra, enfrentando diversos obstáculos até chegar ao seu destino final. A jornada de um cliente é parecida. Ela passa por etapas diferentes em sua jornada de compra até encontrar o seu destino, produto ou serviço que faça sentido com a sua necessidade.
O funil de marketing é uma ferramenta chave para entender e guiar esse percurso.
O funil de marketing se assemelha a uma viagem, em cada etapa, o cliente evolui no processo de compra. Entende o que ele deseja, inicia a sua jornada e finaliza comprando o que mais faz sentido com a sua necessidade.
Existem três momentos cruciais nessa jornada:
1- Topo: Onde se percebe o problema
2- Meio: Inicia a sua busca e entendimento sobre o que se deseja
3- Fundo: Está pronto para comprar
- Compreendendo bem esse funil, as estratégias de marketing se tornam mais efetivas.
- É importante saber que apenas 5% dos visitantes de um site estão prontos para comprar.
- Por isso, o funil de marketing abrange todo o processo de compra, da conscientização à decisão final.
O que é o funil de marketing
O funil de marketing mostra as fases de um cliente antes de comprar. Ele ajuda a melhorar as ações de venda. Assim, aumentam as chances de alguém comprar um produto ou serviço.
Etapas do funil de marketing: topo, meio e fundo
O funil de marketing funciona da seguinte forma:
Entrada de visitantes, são pessoas que de alguma maneira foram impactadas pela marca. Assim, elas conhecem os serviços e/ou produtos para entender se fazem sentido para o que precisam.
Em seguida, se esse visitante se interessou pela oferta, pode-se cadastrar, se tornando um lead, quando isso acontece essa pessoa é considerada uma oportunidade para empresa atender e finalizar a venda.
Em geral o topo de funil atrai um público amplo com informações gerais, para que seja possível classificar e filtrar qual o tipo de cliente que se quer atingir.
Para o meio de funil, o objetivo é ajudar o cliente a entender as soluções, em tese, neste ponto, o cliente já sabe que enfrenta um problema.
No fundo de funil, é a hora de fechar vendas, aqui é importante facilitar a jornada do cliente, atuando com uma boa equipe de vendas e excelentes ofertas.
Qual a diferença entre funil de marketing e funil de vendas?
Apesar de parecidos, o funil de marketing e o funil de vendas são conceitos distintos e cada um tem o seu papel.
Funil de marketing
Atua com o propósito estratégico para se conhecer o público-alvo, desenvolvimento de personas, estratégias de ofertas e aquisição para gerar a conversão qualificada e fidelização dos clientes.
Esse funil será voltado para entender o que o público realmente precisa!
Defina sua proposta de valor
Ir além das necessidades é chave para ganhar confiança. Suas soluções devem ser claras, úteis e atender às necessidades da sua audiência. Certifique-se do valor real do que você oferece. Isso evita desperdício, vendendo o produto ideal para quem de fato o valoriza.
Produza conteúdo relevante
Conteúdo hoje é fundamental para um bom funil de vendas. Eles devem educar e informar seu público. Ofereça informações que ajudem. Isso aumenta sua autoridade e, consequentemente, suas vendas.
Construa autoridade no mercado
Se tornar uma voz respeitada exige tempo e dedicação. Publicar conteúdo de qualidade e relevante é um bom começo. Produza materiais que mostrem seu conhecimento. Compareça em eventos e fóruns. Isso demonstra que você está antenado e atuante em seu setor.
Conclusão
O funil de marketing ajuda as empresas a atrair e converter leads em clientes. Com ele, é possível entender como os consumidores compram. Assim, as empresas criam estratégias melhores. Entre os benefícios, destacam-se a personalização do conteúdo e a identificação de problemas nas vendas. Isso faz ajustes nas estratégias serem mais simples.
O funil não é só para aumentar vendas. É para vender de forma mais inteligente. Isso significa conhecer bem cada cliente e construir laços fortes e úteis. Ainda atrai clientes novos e aumenta o valor da marca.
Em síntese, o funil é uma ferramenta chave para criar marketing direcionado e eficaz. Ele foca em atrair, converter e criar fidelização para a marca. Sabendo usar as etapas certas, as empresas se sobressaem em mercados competitivos.
Obrigada por chegar até aqui!
Espero que esse artigo tenha sido útil para entender um pouco mais sobre o funil de marketing.Continue acompanhando os nossos conteúdos!
Marcella Branis